Você sabe o que é Pseudogota?

Osteoartrite: 4 hábitos importantes no controle das dores
novembro 14, 2018
O reumatismo fora das articulações
dezembro 14, 2018
Exibir tudo

Você sabe o que é Pseudogota?

A pseudogota é uma forma de artrite causada pelo depósito de cristais de pirofosfato de cálcio nas articulações. A doença recebe esse nome porque suas crises inflamatórias têm sintomas semelhantes aos da gota, que já abordamos anteriormente.

Trata-se de uma inflamação resultante do acúmulo de cristais compostos de pirofosfato de cálcio em tecidos do corpo humano. O acúmulo destes cristais acontece especialmente nas cartilagens. A doença é muito comum entre idosos.

Na maioria dos casos, a formação de cristais acontece sem uma razão específica. Contudo, um histórico familiar de desordens metabólicas e deficiências enzimáticas pode contribuir para o desenvolvimento da enfermidade.

As articulações do joelho são as mais afetadas pela pseudogota. A dor pode permanecer por dias ou mesmo semanas se as condições não forem tratadas. Em quadros evoluídos, os depósitos de cristais podem contribuir para degeneração articular, causando incapacidade.

Depósitos cristalinos podem contribuir para uma forma severa de degeneração articular que resulta em incapacidade definitiva.

Diagnóstico da pseudogota

O diagnóstico preciso da pseudogota não é difícil e é feito por meio de exame de pesquisa de cristais no líquido aspirado de dentro da articulação e/ou com o auxílios de radiografias, onde é possível ver o acúmulo de cristais no tecido cartilaginoso.

Tratamento da pseudogota 

O tratamento da fase aguda da pseudogota é feito com o uso de anti-inflamatórios não hormonais e/ou corticosteróides, com o objetivo de encurtar o período de dor e, a consequente degeneração.

Caso haja alguma afecção secundária (hiperparatireoidismo, hemocromatose, hipomagnesemia, por exemplo), estes devem ser diretamente tratados. O tratamento visa interromper as crises agudas e prevenir que novas crises ocorram. O remédio, porém, não pode reverter o quadro de deposição de cristais.

Com o auxílio e acompanhamento do um reumatologista é possível reduzir os sintomas e, principalmente, os danos causado pelo acúmulo de cristais nas articulações.

Recomendações para os portadores de pseudogota:

Evite o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero;

O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser feito sem exageros quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados;

Evite uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade, fator de risco. O excesso de peso também sobrecarrega articulações inflamadas;

Aumente a ingestão de líquidos.

Precisa de ajuda?