O reumatismo fora das articulações

Você sabe o que é Pseudogota?
novembro 30, 2018
Síndrome de Sjögren: sintomas, diagnóstico e tratamento
janeiro 4, 2019
Exibir tudo

O reumatismo fora das articulações

Muitas pessoas pensam que as doenças reumáticas só acometem as articulações do corpo, como é mais comum ouvir falar em dores nos joelhos, quadril e ombro, por exemplo. Entretanto, é preciso entender que o reumatismo é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças, que atingem os músculos, ossos e articulações e também às doenças reumáticas que afetam o coração, os rins e o sangue.

Reumatismo de partes moles

O reumatismo fora das articulações ou reumatismo de partes moles é uma inflamação que se manifesta em em componentes do sistema músculo-esquelético, principalmente nas estruturas que estão em volta das articulações como músculos, ligamentos, bursas, enteses e tendões.

Como acontece com as articulações, o reumatismo das partes moles causa dor e dificuldade de realizar movimentos. Tais sintomas decorrem de lesão ou inflamação dessas estruturas, resultando em bursites, tendinites, entesites e dor miofascial. Embora essas inflamações sejam habitualmente temporárias e sem sequelas, podem se tornar crônicas.

Na maioria das vezes, a inflamação/lesão dessas estruturas ocorre devido a traumatismos locais, podendo ser um acidente único e violento com lesão imediata ou também ser o resultado de traumas crônicos resultantes de vícios posturais ou ocupacionais.

Vamos entender um pouco onde ocorre o reumatismo de partes moles:

Bursites: inflamação das bursas

As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que facilitam o deslizamento entre as estruturas do sistemas músculo-esquelético, protegendo os músculos e tendões do contato com os ossos. As bursites ou inflamação das bursas, acontecem mais comumente nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos, mas podem ocorrer em diversos locais do corpo.

Tendinites: inflamação nos tendões

Enquanto extensão dos músculos, os tendões têm a função é de ligá-los aos ossos, conferido flexibilidade a estrutura. Assim como as bursites, as inflamações nos tendões podem ocorrer em várias partes do corpo. Devido à lesões decorrentes de atividades rotineiras, as tendinites mais comuns são as nos dedos das mãos – com destaque para o polegar –  ombros e nádegas.

Entesites: inflamação das enteses

As enteses são locais de inserção de um ligamento ou músculo no osso, e também podem sofrer inflamação (entesites). Os locais mais comuns das entesites são os cotovelos, bem comum em esportistas como tenistas e golfistas Nos joelhos e pés, conhecido popularmente como esporão de calcâneo e habitualmente associado à inflamação também da fáscia plantar, que é mais conhecida como a fasceíte plantar.

A dor miofascial

A dor miofascial se caracteriza por estar localizada em um ponto de gatilhos em qualquer músculo do corpo, que ao ser tocado, irradia a dor para uma área ao redor ou ou mesmo um ponto mais distante. A dor miofascial está geralmente associada à posturas viciosas e traumas causado por movimentos repetitivos. A manifestação mais comum é de dor na região cervical em cima dos ombros.

Como o diagnóstico e tratamento dessas condições

O diagnóstico da dores reumáticas de partes moles todas é baseado na história do paciente  no exame clínico feito pelo médico, preferencialmente um reumatologista. Pode haver a solicitação de exames radiográficos, a fim de se excluir do diagnóstico anormalidades ósseas. Os tendões, ligamentos e bursas não são visíveis em radiografias, no entanto o uso da ultra-sonografia e, mais recentemente da ressonância nuclear magnética trouxeram um grande auxílio na definição do local inflamado e no grau de inflamação da lesão.

O tratamento dessas inflamações consiste em repouso, medicação anti-inflamatória e fisioterapia, que visa o alongamento e fortalecimento da musculatura da região afetada. Dependendo da gravidade do caso e o critério do médico, pode se tentar a infiltração com corticoide. Casos cirúrgicos são mais raros.

Precisa de ajuda?