Osteoartrite: 4 hábitos importantes no controle das dores

Entenda o que é fibromialgia e como aliviar seus sintomas
outubro 26, 2018
Você sabe o que é Pseudogota?
novembro 30, 2018
Exibir tudo

Osteoartrite: 4 hábitos importantes no controle das dores

Quem sofre com as dores da osteoartrite precisa desenvolver hábitos que reduzam ou minimizem ao máximo a inflamação e seus sintomas nas articulações. A osteoartrite traz dores intensas, inchaço e, algumas vezes, pode até mesmo causar deformidade óssea.

Com pequenas mudanças em hábitos diários e com o acompanhamento médico adequado à condição de cada indivíduo, é possível realizar as atividades corriqueiras sem que a dor seja a maior adversária.

 

Alimentação

Deve-se evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados uma vez que, devido a grande quantidade de sódio contém, eles acabam ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. Prefira frutas e legumes como cebolas, maçãs, abacaxis e morangos, que são antioxidantes e ajudam a evitar a progressão da doença,  protegendo as células. Alimentos com ômega 3 também cumprem esse mesmo papel.

 

Exercícios físicos

A atividade física cumpre papel importantíssimo no tratamento da osteoartrite. Vencer o sedentarismo e a obesidade são fatores decisivos na hora de  buscar um alívio paras as dores causadas pela degeneração das cartilagens. Alongamentos, hidroterapia, caminhada, são algumas das opções para quem precisa movimentar-se e ir vencendo os efeitos da inflamação.

 

Massagens

Pessoas com osteoartrite apresentam a musculatura bastante rígida e dolorida e, por esse motivo, a terapia com massagem ajuda a relaxar os músculos tensionados, diminuindo os efeitos da dor e trazendo de volta o conforto ao paciente. O ideal que a atividade seja acompanhada e supervisionada por um profissional habilitado em fisioterapia.

 

Acompanhamento regular

Uma vez que o diagnóstico da osteoartrite é feito, um acompanhamento regular com o reumatologista e outros profissionais adequados precisa ser periódico, para que se possa manter uma avaliação constante da doença, a fim de evitar danos irreversíveis no futuro.

Esses são apenas algumas dicas importantes para quem enfrenta os sintomas da osteoartrite. As opções de dietas, terapias e atividades físicas  devem ser adaptadas a rotina de cada paciente, bem como ao tratamento medicamentoso, conforme às orientações médicas.

 

 

 

 

Precisa de ajuda?