Dicas para para controlar a artrose
julho 5, 2018
Dores nas articulações? Pode ser artrose!
agosto 17, 2018
Exibir tudo

Joelho: A articulação mais importante do corpo humano

Utilizamos as articulações para realizar diversas atividades em nosso dia a dia, como caminhar, correr, agachar e pular. Formado pelos ossos da perna e da coxa, o joelho é uma parte fundamental do nosso corpo e a mais suscetível a ter problemas complexos.

De acordo com dados recentes de uma pesquisa, os joelhos e coxas são as estruturas mais afetadas por lesões, especialmente quando o paciente não pratica exercícios físicos regularmente.

Por outro lado, são os atletas quem estão mais suscetíveis a acidentes que podem danificar os tecidos e ligamentos do joelho, afastando-os temporariamente dos treinos e, consequentemente, de campeonatos importantes.

 

E você sabe quais os motivos que tornam nossos joelhos uma articulação complexa?

O joelho é a articulação mais complexa do corpo humano porque é rodeado de músculos, ligamentos, meniscos e cápsula articular, que em conjunto, dão harmonia aos nossos movimentos.

Para se ter uma ideia, para se tratar qualquer dano, é preciso conhecer a anatomia óssea e muscular, já que algumas vezes, as superfícies articulares estão frequentemente expostas a tensões e esforços.

 

Ligamento cruzado é o vilão

Quando executamos atividades simples em nosso dia a dia, estamos propícios a sofrer uma lesão articular nos membros inferiores e superiores. Nessa perspectiva, o ligamento cruzado se torna o vilão.

Isso acontece porque, com movimentos despretensiosos, como um passo em falso ou ainda se abaixar para pegar algo no chão, se o pé estiver apoiado, o joelho faz um movimento rotacional, esticando o ligamento até causar um rompimento, ocasionando dores intensas. Parece uma lesão simples, mas é a mais temida entre os atletas.

O diagnóstico deve ser feito por um médico e o tratamento é lento, necessitando-se do auxílio de um fisioterapeuta, o que dura de 5 a 6 meses.

 

Outra patologia recorrente em pessoas que não são atletas é a artroscopia, caracterizada por dores ao praticar atividades como subir e descer escadas, esticar a perna ou se levantar de uma cadeira.

É preciso o acompanhamento médico para que o médico chegue a um diagnóstico preciso já que as dores podem ser causadas por atrofia muscular. O tratamento varia de pessoa para pessoa e pode ser necessário também o auxílio de um profissional da área de fisioterapia.

 

 

Cuidado com os joelhos

O surgimento de diversas patologias no joelho também pode estar ligado ao sedentarismo. Isso acontece porque pessoa que não se movimenta com frequência ou não investe em uma prática regular de atividade física acaba favorecendo o enfraquecimento da musculatura e comprometendo a sustentação do joelho.

Mas, atenção, os pacientes que praticam atividades físicas também devem estar atentos para não prejudicar a articulação com o excesso de esforço físico, uma vez que exercícios mal feitos prejudicam lesões já existentes.

As mulheres, por sua vez, devem redobrar a atenção, uma vez que estão mais propensas a lesões. O público feminino perde mais fibra muscular com os anos, o que enfraquece os músculos, ocasionando perda de massa óssea e, por esse motivo, estão mais suscetíveis.

É, portanto, uma articulação que merece a atenção de um médico para um tratamento correto, evitando assim o agravamento de danos ósseos e sofrimento com dores.

 

Procure um médico com a indicação de dores nos joelhos, não espere o quadro piorar para procurar ajuda profissional. O Centro Médico Doutor Acir Rachid funciona de segunda a sexta, das 8 às 18h. Entre em contato conosco para agendar uma consulta. Agora, para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Precisa de ajuda?