Dores nas articulações? Pode ser artrose!

Joelho: A articulação mais importante do corpo humano
julho 5, 2018
Tenho artrose, posso praticar exercícios?
agosto 31, 2018
Exibir tudo

Dores nas articulações? Pode ser artrose!

Se você anda sentindo dores recorrentes nas articulações, isso pode ser uma indicação de artrose. Mas calma, talvez o que você tenha ouvido falar até hoje sobre essa condição, não tenha lhe fornecido as informações corretas.

É importante esclarecer, de início, que a artrose, também chamada de osteoartrose, é um processo comum à todas as pessoas, em maior ou menor grau. Isso porque o que caracteriza essa condição é o desgaste da cartilagem presente nas articulações do corpo.

Esse desgaste começa quando atingimos o auge de nosso desenvolvimento musculoesquelético, em torno dos 28 anos de idade. A partir daí, o processo silencioso de deterioração da cartilagem pode evoluir para um quadro patológico mais grave ou não.

artrose

O desgaste é, na maioria das vezes, assintomático, acompanhado de desidratação e afilamento do tecido cartilaginoso, que tem como principal função revestir articulações ósseas, amortecer impactos e atrito entre os ossos e ainda auxiliar nos movimentos corporais.

A deterioração é natural e se dá porque as células que formam o tecido cartilaginoso (os condrócitos) não têm a capacidade de se regenerar como as de outros tecidos do corpo. Desse modo, uma vez destruídas, não há como reparar a cartilagem.

 

Dores nas articulações

A dor na artrose é fruto do atrito entre os tecidos ósseos, que sem a barreira cartilaginosa, podem inflamar, ocasionando a artrite. A artrite é a inflamação das articulações. Entretanto, a inflamação pode ser ocasionada por inúmeros fatores. Um diagnóstico médico a partir do estudo do quadro de cada paciente é fundamental para um tratamento.

A genética de algumas pessoas, por exemplo, pode contribuir para que a artrose se apresente mais cedo, antes da chegada à terceira idade, onde a condição comumente se manifesta. Em alguns indivíduos, a artrose pode ser mais agressiva e em outros não causar nenhuma dor.

artrose

Há pessoas que sofrem com artrose nas mãos, outras nos joelhos, em decorrência do excesso de peso. Já outros sentem dores nos quadris ou na coluna, o chamado bico de papagaio. Cada caso é um caso e o acompanhamento médico se faz preciso em todos.

As mulheres tendem a sofrer com os sintomas do desgaste mais cedo que os homens, principalmente após a menopausa. Neles, o processo costuma ser mais lento e geralmente agravado por fatores genéticos, estilo de vida e outros aspectos também comum às mulheres.

 

Tratamentos para a artrose

O tratamento da artrose é feito por meio de cuidados individuais e paliativos. Cuidados que incluem medicamentos – analgésicos e anti-inflamatórios – sessões de fisioterapia e terapias alternativas como a hidroterapia e a acupuntura. Em alguns casos, um procedimento cirúrgico pode ajudar a reduzir a dor e a preservar os movimentos articulares.

artrose

É importante salientar que o tratamento medicamentoso deve estar associado a outros cuidados, para que se chegue ao alívio dos sintomas. Um médico especialista em reumatologia é o mais indicado para fazer uma avaliação e prescrever o tratamento adequado.

Saiba +

ARTRITE x ARTROSE x REUMATISMO

Artrose: do grego artros, articulação, e do latim ose, desgaste.

Artrite: do grego artros, articulação, e do latim ite, inflamação.

Reumatismo: é um conjunto de doenças relacionadas com o esqueleto, os músculos e as articulações.

+ Artrologia: é a ciência que estuda as articulações.