4 dúvidas sobre dores nas articulações
maio 14, 2018
Joelho: A articulação mais importante do corpo humano
julho 5, 2018
Exibir tudo

Dicas para para controlar a artrose

A artrose, ou osteoartrose, é uma doença degenerativa que afeta, principalmente, os idosos. Resultante do desgaste ou ruptura das juntas, é uma doença bastante frequente, uma vez que de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), cerca de dez milhões de brasileiros sofrem com a patologia.

Por ser uma doença que degenera as cartilagens do corpo, atinge locais como joelhos, mãos, colunas e quadris. Os pacientes que possuem a patologia sentem dores intensas que o impedem de movimentar-se livremente, mas, ao contrário do que se pensa, é possível mantê-la sobre controle.

 

Aqui vão algumas dicas de tratamentos que controlam a artrose

 

1 – Alimentação

As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. É preciso investir em frutas e legumes como cebolas, maçãs, abacaxis e morangos, já que eles são antioxidantes. Isso é, ajudam a evitar a progressão da doença e protegem as células.

Acrescente peixe no cardápio, pois são ricos em ômega 3, o que auxilia na prevenção da osteoartrose, além, é claro, de ser um componente que previne diversas doenças cerebrais.

 

2 – Remédios Naturais

Os pacientes que possuem a doença podem também minimizar os efeitos da artrose ingerindo remédios naturais. O azeite, por exemplo, é um agente que auxilia na diminuição de dores articulares, mas cuidado com a quantidade já que esse é um óleo gorduroso. Para se ter uma ideia, duas colheres equivalem a 400 calorias.

Se o paciente não gostar de peixe, o ômega 3 também pode ser ingerido em cápsulas, podendo ser encontrado em diversas farmácias. Não é o adequado, mas é uma alternativa.

 

3 – Exercícios físicos

A obesidade é um fator que contribui para o desenvolvimento da doença, então, é recomendável a perda de peso para diminuir a sobrecarga e, dessa maneira, minimizar as dores causadas pela degeneração das cartilagens. Dessa maneira, os alongamentos são exercícios que auxiliam no fortalecimento muscular.

Outra medida paliativa que ajuda a manter a doença sob controle é a hidroterapia e consiste em realizar exercícios terapêuticos em uma piscina condicionada e climatizada, supervisionado por um profissional habilitado.

Outro tratamento paliativo que auxilia na minimização dos efeitos da artrose é o pilates, que consiste em melhorar o condicionamento físico, buscando harmonia mental e física, corrigindo, assim, qualquer desequilíbrio presente no organismo.

 

4 – Massagens

Quem possui osteoartrose possui musculatura bastante rígida e dolorida e, por esse motivo, as massagens ajudam a relaxar e afrouxar os músculos tensionados afligidos pela deterioração óssea, diminuindo os efeitos de dor e dando conforto ao paciente. Mas, atenção, a atividade deve ser acompanhada e supervisionada por um profissional habilitado em fisioterapia.

 

5 – Pomadas

Um medicamento que pode auxiliar os pacientes de osteartrite são as pomadas anti-inflamatórias que podem ser passadas no local inflamado, ajudando a diminuir o desconforto da rigidez muscular, mas, devem ser usadas com prescrição médica e jamais por conta própria. Dependendo do tratamento médico, podem até ser usadas em substituição dos comprimidos, gerando economia.

 

O Centro Médico Doutor Acir Rachid funciona de segunda a sexta, de 8 às 18h. Entre em nossas redes sociais para conhecer o nosso corpo médico e agende a sua consulta. Agora, se você deseja saber mais sobre a artrose, continue acompanhando o nosso blog.