Dicas para para controlar a artrose
julho 5, 2018
Exibir tudo

4 dúvidas sobre dores nas articulações

As dores nas articulações são comuns para quem sofre de reumatismo, que para início de conversa, não é uma doença. Ao contrário do que muitos pensam, o reumatismo é o conjunto de enfermidades que acometem o sistema locomotor, afetando articulações, tendões, ligamentos, cartilagens e músculos, mas também podem atingir outros órgãos como pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Entre as principais patologias reumáticas estão a artrite reumatoide e artrose, tendinite, bursites, tendinites, além de outras doenças que acometem a coluna vertebral, além, é claro, da fibromialgia, que consiste em uma patologia que faz com que o paciente sinta dores severas por todo o corpo.

 

Aqui esclareceremos 7 dúvidas sobre as dores articulares:

 

1 – Exercício físico não piora as dores nas articulações

De maneira geral, os exercícios físicos fortalecem os músculos e são benéficos para a saúde por muitos motivos. Mas, dependendo da doença reumática, alguns exercícios não são recomendáveis. Por esse motivo, é importante sempre fazer uma avaliação médica antes de iniciar na academia, sempre optando por atividades que são indicadas para cada tipo de patologia, especialmente quando o paciente sofre de fibromialgia.

No ambiente de trabalho, os alongamentos são altamente recomendáveis para quem possui doenças reumáticas. Isso porque costumamos passar muito tempo sentados, sobrecarregando as articulações de nossa coluna vertebral, por isso, de tempos em tempos, levante-se para se alongar.

 

2 – Hábitos alimentares têm influência sobre as dores nas articulações

Alguns pacientes com patologias reumáticas podem ter sintomas, como dores nas articulações, intensificados dependendo da dieta que seguem. Isso porque, com um diagnóstico correto, alguns alimentos devem ser evitados. Quem possui GOTA, deve evitar aqueles alimentos que possuam excesso de ácido, enquanto os que possuem muito ômega 3 devem ser consumidos por quem possui artrite.

O cálcio ajuda a fortalecer os ossos e a manter as articulações saudáveis, por isso, legumes como brócolis e couve, além dos derivados de leite e suco de laranja são ótimas fontes de cálcio e devem ser ingeridos, principalmente, pelos idosos.

 

3 – Mulheres são mais propensas a ter dor nas articulações

Algumas doenças reumáticas como a artrite, artrose e fibromialgia são mais comuns em mulheres, enquanto outras, como a gota, caracterizada por um tipo de artrite causada pela elevação do ácido úrico no sangue.

Por isso, dizer que dores articulares são mais comuns em mulheres é muito relativo, uma vez que é preciso uma avaliação para um diagnóstico preciso. Agora, se as dores persistirem, procure imediatamente um médico.

 

4 – As articulações doem mais quando faz frio

Em locais com as temperaturas mais baixas, as pessoas têm a sensibilidade aumentada e, por esse motivo, a intensidade da dor é maior. No entanto, não existe qualquer evidência científica de que o frio causa dores articulares severas.

Por outro lado, alguns pesquisadores investigam a ligação entre o frio e a intensificação das dores, o que pode ser explicado pelo fato dos reflexos musculares se tornarem mais lentos no inverno.

 

Nossa indicação sobre qualquer circunstância é procurar sempre um médico e, nesse aspecto, o Centro Médico Doutor Acir Rachid sempre estará de portas abertas para te receber. Mas, se o seu desejo é saber mais sobre as patologias reumatológicas, continue acompanhando o nosso blog.