10 alimentos benéficos no combate às dores nas articulações

Como lidar com dores crônicas no inverno
maio 31, 2019
Exibir tudo

10 alimentos benéficos no combate às dores nas articulações

frutas e vegetais bons para articulações

Um estalo aqui, uma rigidez ali ou uma dor persistente que, conforme o tempo passa, vai ficando mais intensa. As articulações são conexões naturais entre os ossos, exercendo um trabalho fundamental em diversos movimentos do dia a dia. Para dobrar os joelhos, segurar uma caneta ou abraçar outra pessoa, só é possível graças às articulações – ou juntas. Portanto, dores nas articulações devem ser levadas a sério, pois, independente da causa, podem representar – a longo prazo – indesejáveis e dolorosas limitações dos movimentos.

Seja por motivo de lesões ou doenças (crônicas ou não), uma dieta pobre aliada a predisposição genética pode ser uma receita desastrosa para as articulações. A boa notícia é que uma dieta bem balanceada é uma boa aliada no combate às dores. Para ajudar a melhorar sua qualidade de vida, listamos 10 alimentos (entre frutas, legumes e verduras) que ajudam a reduzir dores nas articulações.

Laranja

Rica em bioflavonoides de citrino, responsáveis pela coloração desde as cascas às raízes e sementes das plantas, têm ação antioxidante no organismo. Isso é traduzido na dilatação dos vasos sanguíneos e na boa circulação, assim como na atuação anti-inflamatória.

Brócolis e couve

Verduras de coloração verde-escuro, incluindo espinafre, couve, brócolis e acelga, são fonte de antioxidantes. Ricas em cálcio, agem na proteção dos ossos. Na couve e no brócolis, especificamente, foi detectado a presença de sulforafano, substância que atua contra danos nas articulações.

Abacaxi

Conhecido pelo seu teor de vitamina C, o abacaxi também é rico em bromelina. Esta enzima atua tanto na digestão de proteínas como no bloqueio de agentes causadores de inflamações em diversas partes do corpo.

Cebola

Os fitoquímicos presentes na cebola ajudam a reduzir as inflamações no corpo.  A quercetina, especificamente, é um antioxidante natural que age diretamente no alívio das inflamações.

Frutas vermelhas

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

Cúrcuma

Especiaria típica da Índia e de outras partes da Ásia, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, embora suaves.

Gengibre

Com atuação direta no inchaço e na dor, o gengibre pode ser um forte aliado para quem sofre com dores nas articulações por consequência da artrite reumatoide. Porém, as propriedades benéficas estão próximas à casca do alimento. Portanto, recomenda-se não descascar o gengibre.

Mamão papaia

A papaína encontrada no mamão é responsável por reduzir as inflamações em todo o corpo, incluindo articulações e próstata.

Abacate

Alimento rico em luteína, substância responsável por combater os radicais livres que, quando em excesso, podem provocar doenças como a artrite reumatoide. Além disso, o abacate contém o beta-sitosterol, um fitoesterol que atua como poderoso anti-inflamatório. A fruta é indicada tanto no combate de doenças articulares como no emagrecimento.

Maçã

Fonte de antioxidantes, a maçã atua no combate às inflamações. A fruta também possui quercetina, composto que ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos responsáveis por levar nutrientes às articulações.

 

Leia mais:

Artrite reumatoide: 7 mitos sobre a doença

Proteja suas articulações: hábitos simples podem prevenir lesões

Como lidar com dores crônicas no inverno