Um estalo aqui, uma rigidez ali ou uma dor persistente que, conforme o tempo passa, vai ficando mais intensa. As articulações são conexões naturais entre os ossos, exercendo um trabalho fundamental em diversos movimentos do dia a dia. Para dobrar os joelhos, segurar uma caneta ou abraçar outra pessoa, só é possível graças às articulações – ou juntas. Portanto, dores nas articulações devem ser levadas a sério, pois, independente da causa, podem representar – a longo prazo – indesejáveis e dolorosas limitações dos movimentos.
Seja por motivo de lesões ou doenças (crônicas ou não), uma dieta pobre aliada a predisposição genética pode ser uma receita desastrosa para as articulações. A boa notícia é que uma dieta bem balanceada é uma boa aliada no combate às dores. Para ajudar a melhorar sua qualidade de vida, listamos 10 alimentos (entre frutas, legumes e verduras) que ajudam a reduzir dores nas articulações.
Rica em bioflavonoides de citrino, responsáveis pela coloração desde as cascas às raízes e sementes das plantas, têm ação antioxidante no organismo. Isso é traduzido na dilatação dos vasos sanguíneos e na boa circulação, assim como na atuação anti-inflamatória.
Verduras de coloração verde-escuro, incluindo espinafre, couve, brócolis e acelga, são fonte de antioxidantes. Ricas em cálcio, agem na proteção dos ossos. Na couve e no brócolis, especificamente, foi detectado a presença de sulforafano, substância que atua contra danos nas articulações.
Conhecido pelo seu teor de vitamina C, o abacaxi também é rico em bromelina. Esta enzima atua tanto na digestão de proteínas como no bloqueio de agentes causadores de inflamações em diversas partes do corpo.
Os fitoquímicos presentes na cebola ajudam a reduzir as inflamações no corpo. A quercetina, especificamente, é um antioxidante natural que age diretamente no alívio das inflamações.
Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.
Especiaria típica da Índia e de outras partes da Ásia, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, embora suaves.
Com atuação direta no inchaço e na dor, o gengibre pode ser um forte aliado para quem sofre com dores nas articulações por consequência da artrite reumatoide. Porém, as propriedades benéficas estão próximas à casca do alimento. Portanto, recomenda-se não descascar o gengibre.
A papaína encontrada no mamão é responsável por reduzir as inflamações em todo o corpo, incluindo articulações e próstata.
Alimento rico em luteína, substância responsável por combater os radicais livres que, quando em excesso, podem provocar doenças como a artrite reumatoide. Além disso, o abacate contém o beta-sitosterol, um fitoesterol que atua como poderoso anti-inflamatório. A fruta é indicada tanto no combate de doenças articulares como no emagrecimento.
Fonte de antioxidantes, a maçã atua no combate às inflamações. A fruta também possui quercetina, composto que ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos responsáveis por levar nutrientes às articulações.
Leia mais:
Artrite reumatoide: 7 mitos sobre a doença
Proteja suas articulações: hábitos simples podem prevenir lesões